top of page

Qual regime tributário devo utilizar no meu consultório?


O regime tributário é um sistema de tributação responsável pelo recolhimento de impostos, de acordo com o volume arrecadado por cada empresa. O pagamento de tributos é uma obrigação do profissional, por isso o planejamento tributário deve acontecer desde a formação inicial da empresa, pois é um dos pilares do negócio.

O planejamento tributário é um conjunto de estratégias e de práticas para reduzir a cobrança de tributos sobre uma empresa. Nesse contexto, o intuito é fazer com que o dentista pague menos impostos, mas continue trabalhando legalmente. Sendo assim, esse planejamento é importante porque nem sempre aquele regime que aparenta ser o mais vantajoso, de fato oferece mais benefícios ao empresário.

Quais os tipos de regime tributário?

1. Lucro real:

O regime tributário de lucro real incide sobre o lucro líquido da empresa durante o ano fiscal. Nesse modelo tributário, o custo com a contabilidade aumenta, pois o controle deve ser mais rígido. Além disso, essa é uma opção para várias empresas, mas é obrigatório para as que faturam mais de 78 milhões de reais por ano.

2. Lucro presumido:

No modelo de lucro presumido, a tributação incide sobre um valor estimado do lucro, onde a determinação da alíquota a ser paga pela empresa é feita por meio de uma margem de lucro específica, que varia de acordo com o ramo de atuação do negócio. A maior vantagem desse regime tributário para dentistas é que se a empresa tiver um grande lucro naquele período, o imposto cobrado será bem menor do que foi estipulado quando foi feita a projeção da margem de lucro.

3. Simples nacional:

O simples nacional agrupa oito tributos no seu cálculo, o que torna a organização e a gestão mais fácil. Ele oferece taxas fixas para diversas categorias e é voltado para empresas com faturamento de até 4,8 milhões anuais. Seu objetivo é reduzir a burocracia na cobrança dos impostos obrigatórios às empresas.

Qual eu devo escolher?

O dentista pode escolher o modelo simples nacional, que normalmente é a primeira opção devido a menor burocracia, ou o lucro presumido, que possibilita uma carga tributária menor a depender do lucro da empresa em relação ao lucro estimado.


O lucro presumido e o simples nacional são regimes simples de serem executados, diferente do lucro real que exige cuidado na hora de fazer as deduções das despesas para se identificar o lucro líquido.


Antes de escolher o regime tributário, o dentista deve conhecer a sua empresa, fazer uma avaliação precisa do seu faturamento, seus custos, simular o pagamento dos impostos e depois disso é que ele poderá fazer a escolha adequada.


É uma tarefa trabalhosa, mas vale a pena para que o profissional saiba os tributos que terá que pagar no final de cada mês e possa fazer a escolha correta. Por fim, vale lembrar que o planejamento tributário possibilita analisar cada caso individualmente e descobrir maneiras de pagar menos impostos, promovendo uma menor carga tributária e um maior lucro final.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page