top of page

Energia solar na Odontologia

Atualizado: 7 de fev.


Você sabia que é possível utilizar a energia solar na odontologia?


Conforme ocorre o esgotamento dos recursos finitos e não renováveis, mais se torna grave a crise energética em todo mundo, e com isso, diversos setores estão em busca de uma energia limpa, renovável e natural. Um deles é o setor odontológico, que sofre significativamente com o aumento do custo da energia no consultório. Assim, vários dentistas estão adotando a energia solar, com o intuito de agregar um selo de sustentabilidade a sua empresa, enaltecer o movimento de responsabilidade ambiental e, concomitantemente, diminuir os custos da conta de energia elétrica.


Se você possui consultório sabe que é gasto uma enorme quantidade de energia para mantê-lo no dia a dia, tendo em vista que dispõe de muitos equipamentos que dependem dessa energia. Assim, todo esse gasto gera um grande impacto ambiental, como emissões de gases do efeito estufa, desmatamento de áreas para a implementação das hidrelétricas, poluição de águas, etc. Além disso, é uma fonte de energia bastante cara e que contribui para a maior parte dos gastos de seu consultório. Portanto, minimizar o uso da energia elétrica e adotar uma alternativa renovável é fundamental, para preservar o meio ambiente e diminuir as faturas de energia.


Principais benefícios da energia solar no seu consultório:


  1. Economia:

A energia solar oferece uma economia bastante significativa, que pode variar de 50-98%. Além disso, apesar de necessitar de um maior investimento inicial, já é previsto um retorno entre 3 a 8 anos e a duração das placas fotovoltaicas podem chegar até 30 anos.


2. Energia compartilhada:


Essa fonte de energia permite que duas ou mais unidades consumidoras possam utilizar a mesma rede geradora de energia solar. Isso contribui para minimizar o investimento inicial de compra e instalação de equipamentos.


3. Energia limpa e sustentável:


Não gera nenhum tipo de gás na atmosfera, não polui as águas e não precisa de desmatamento para ser instalada. Ou seja, seu impacto ambiental é quase totalmente inexistente.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page