ECOponto Empreendent
Atualizado: 30 de nov. de 2022

ECOponto Empreendent
Você sabe por quanto tempo podemos utilizar uma escova de dente? Dentistas recomendam que troquemos nossas escovas a cada três meses ou logo após episódios de infecções virais, como gripes. Mas por quanto tempo as escovas permanecem no meio ambiente após serem descartadas? A maioria desses objetos é feita de borracha e plástico, sendo que este último pode demorar até 500 anos para se decompor na natureza. Além disso, ao longo de sua vida (aproximadamente 75 anos), uma pessoa descarta (em média) 300 escovas de dente, gerando cerca de 5 quilos de lixo plástico. Assim, a reciclagem desse material se mostra uma alternativa para reduzir as quantidades colossais de plástico que são
despejadas na natureza diariamente.
O início da reciclagem mecânica de objetos plásticos se dá basicamente em três etapas:
Coleta e separação: ocorre separação dos resíduos de acordo com o seu material após serem coletados (escovas);
Revalorização: nessa fase, o material separado passa por um processo que faz com que ele perca sua funcionalidade específica e volte a ser matéria-prima (grânulos);
Transformação: o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.
Dessa forma, esse processo consiste em transformar os plásticos pós-industrial e pós-consumo em pequenos grânulos, através do processo de moagem. Essas pequenas partículas podem, então, ser utilizadas na fabricação de novos produtos plásticos. Geralmente, o material é coletado por meio de associações de catadores, cooperativas e pela coleta municipal; em seguida, ocorre a separação e a limpeza dos tipos de plásticos. Por fim, o material granulado é produzido e transformado em matéria-prima para novos produtos.
No caso das escovas de dente, o material é reciclável, mas não tem reciclabilidade. Ou seja, apesar de haver a possibilidade de reciclá-las, existem resíduos nesses utensílios que não interessam ao mercado da reciclagem. Isso ocorre porque certos objetos plásticos possuem uma complexidade maior no seu processo de transformação. As escovas, por exemplo, são fabricadas com diferentes tipos de materiais, e no contexto da reciclagem, o que é produzido em materiais distintos torna a reciclabilidade mais cara e mais complicada, tendo em vista que seria preciso separar esses diferentes componentes de forma manual ou mecanicamente.
Por Isso, alternativas sustentáveis são bem-vindas aos que querem preservar o meio ambiente, a exemplo das famosas escovas de bambu que, embora sejam feitas de material biodegradável, não atendem à demanda da grande população do país devido ao seu alto preço de mercado, o qual pode chegar a cerca de 80 reais por ano para cada pessoa que escolhe usar esse tipo de material. Por outro lado, o ECOponto da Empreendent se mostra uma solução inovadora e menos dispendiosa nesse âmbito ao levar a sustentabilidade a estabelecimentos parceiros, como a Faculdade COESP, a empresa Saudental e a UFPB, por meio da sua instalação que visa conscientizar a população acerca da importância da promoção de uma odontologia mais sustentável através de um redirecionamento de materiais plásticos gerados pelas escovas de dente para a reciclagem que atende a uma proporção imensuravelmente maior de pessoas, em comparação com as escovas de bambu, a partir de um pequeno investimento.