top of page

Como selecionar uma secretária para o seu consultório

Atualizado: 16 de jan.


Ao selecionar uma secretária é necessário saber que ela desempenha um papel fundamental na identidade do consultório e na fidelização dos pacientes. Nesse sentido, ela é a responsável pelo pré-atendimento ao seu cliente, define a percepção de valor ao seu serviço e estimula a venda. Por isso a contratação irá impactar diretamente a clínica e todos os segmentos do consultório odontológico. Assim, conhecer as características essenciais de uma secretária, contribui no processo seletivo, na capacitação e na qualificação profissional.


Dicas de como selecionar uma secretária para seu consultório odontológico


  1. Analisar competências:


Após anunciar a vaga, deverá ser realizada uma seleção criteriosa, com base nos currículos, a respeito dos aspectos mais importantes para você e para a clínica. Tenha requisitos eliminatórios, por exemplo:

  • Boa comunicação e uso correto da língua portuguesa: a secretária deve transmitir firmeza e segurança. Uma escrita, fala ou comunicação ruim podem causar má impressão nos pacientes, principalmente se as formas de contato são ligações telefônicas ou mensagens;

  • Facilidade com informática: é uma habilidade essencial, mesmo que básica, visto que muitos processos internos passam por um sistema de gestão;

  • Habilidade organizacional: muitas coisas acontecem ao mesmo tempo em uma recepção de clínica odontológica, assim, ter uma boa organização de tarefas e gestão de tempo é fundamental;

  • Experiência na área: é algo desejável, mas não deve ser um fator determinante ou obrigatório. As vezes é melhor treinar um profissional sem experiência, do que pegar um com ‘’vícios’’ de empregos anteriores.


2. Entrevista:


Compare as informações do currículo: as informações presentes no currículo devem estar condizente com a realidade.


Analise a personalidade: algumas características devem ser levadas em conta, visto que a secretária lida com pacientes, e problemas podem surgir a qualquer momento. Assim, ter paciência, empatia, proatividade, bom senso, bom humor, organização, honestidade e transparência são aspectos que contribuem para a clínica.


Faça uma simulação e teste: realize uma simulação de como a secretária deveria agir e faça um teste com o candidato.


3. Após contratação:


O período após a contratação é de adaptação, por isso é importante que faça um treinamento e dê feedbacks constantemente a respeito de suas atividades.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page